STF absolve deputado federal Nikolas Ferreira de acusações de transfobia

O ministro André Mendonça do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta segunda-feira (15) as denúncias de transfobia contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). 

As acusações surgiram após um discurso proferido pelo parlamentar na tribuna da Câmara dos Deputados, durante o Dia Internacional da Mulher.

Durante o discurso, Nikolas Ferreira usou uma peruca amarela e fez comentários considerados transfóbicos por alguns parlamentares e entidades representativas da comunidade LGBTQIA+. As falas do deputado, segundo esses grupos, promoveram discurso de ódio e desrespeito às mulheres trans.

Apesar das críticas e das denúncias protocoladas, o ministro Mendonça concluiu que as expressões do deputado estão protegidas pela imunidade parlamentar. Esta imunidade garante aos parlamentares a liberdade de expressão ligada às suas funções no legislativo.

O ministro destacou ainda que qualquer avaliação sobre a quebra de decoro parlamentar de Ferreira deve ser feita pela própria Câmara dos Deputados, respeitando a independência e as prerrogativas das instituições.

A decisão do STF encerra as ações no âmbito judicial, mas não impede futuras investigações no âmbito legislativo, caso sejam consideradas pertinentes.

Related posts

Prefeito eleito Maickon Sgrott anuncia nomes e secretarias para a prefeitura de Tijucas

Republicanos SC inicia destituição das executivas municipais com foco na reeleição de Jorginho Mello

Juliano Peixer afirma que ‘povo não decidiu por uma ambulância’ eleições em São João Batista