"Todes": linguagem neutra em Tijucas causa polêmica

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, afirmou desconhecer a linguagem neutra e disse que buscará mais informações para tomar uma decisão sobre sua utilização no município

"Todes": linguagem neutra em Tijucas causa polêmica

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde etapas municipais, realizada ontem (23) em Tijucas, Santa Catarina, tornou-se palco de uma polêmica envolvendo a linguagem neutra. Um assessor parlamentar de um deputado estadual manifestou desconforto com a linguagem usada em uma folha de propostas entregue pela Secretaria Municipal de Saúde.

A folha, que fazia parte do quarto eixo da cartilha da conferência, trazia o título: "Amanhã será um novo dia para todos, todas e todes". O assessor compartilhou um vídeo em uma rede social questionando o secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcincula, sobre o uso da linguagem neutra. Porcincula afirmou que seguia uma cartilha federal e que não poderia mudar o conteúdo.

A linguagem neutra, como "todes", "menine" e "amigues", tem sido cada vez mais usada nas redes sociais e entre membros da comunidade LGBTQIA+. Todavia, a linguagem neutra não é aceita pela norma padrão da língua portuguesa.

O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcíncula, defendeu a cartilha federal e alegou que o município não pode alterar o material. Ele explicou que a linguagem neutra é uma tentativa de ser inclusiva para mulheres, pessoas não-binárias e "pessoas T entre gêneros".

O prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, afirmou desconhecer a linguagem neutra e disse que buscará mais informações para tomar uma decisão sobre sua utilização no município.

Em contrapartida, em outras cidades de Santa Catarina, como Indaial, o prefeito decidiu proibir o uso da linguagem neutra, afirmando: "Que tempos são esses? Aqui em Indaial, enquanto durar nosso mandato, não teremos isso não!"

Além disso, noutros municípios, a mesma cartilha foi apresentada sem levar a expressão em seu título.