Elon Musk acaba de anunciar a doação de 1.000 antenas da Starlink às centenas de municípios gaúchos que sofrem com a pior enchente da história do Rio Grande do Sul.
Recentemente, o PSOL tentou banir a operação da Starlink no Brasil. Internet da empresa de Elon Musk é a única responsável por conectar escolas em locais de difícil acesso em regiões amazônicas. A Starlink também foi essencial para coordenar os resgates em cidades do RS que ficaram completamente incomunicáveis por conta da enchente.
A tecnologia está sendo usada para salvar vidas em meio a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul.
A poderosa Starlink é a única opção para coordenar as buscas e salvamentos em algumas cidades, devido ao apagão de energia e comunicações.
Todavia, a deputada federal do PSOL Sâmia Bomfim exigiu a suspensão da empresa do bilionário Elon Musk de explorar satélites no Brasil após uma operação da Polícia Federal na terra indígena Yanomami apreender algumas antenas com garimpeiros ilegais no Amazonas.
Em ofício, a parlamentar questiona se houve falha na fiscalização do uso dos satélites da Starlink no Brasil, uma vez que o bloqueio dos sinais das antenas só ocorreu depois da operação.
O documento acusa reincidências por parte da empresa e cita que, ano passado, também em terra indígena, agentes federais já haviam encontrado antenas da Starlink que facilitavam a comunicação do garimpo ilegal na região.
Flagrante no município de Encantado (RS) é do repórter William Fritzke, parceiro do Jornal Razão. Uma antena da Starlink emprestada por uma farmácia está fazendo total diferença para salvar vidas gaúchas.