A vida de um homem foi salva após sofrer uma parada cardiorrespiratória dentro de um veículo, na marginal da BR-101, próximo ao bairro Serraria, em São José, na Grande Florianópolis. O caso aconteceu na manhã da última quarta-feira, 2 de abril, mas só foi divulgado nesta terça-feira (8).
Policiais militares que faziam rondas na região foram os primeiros a atender a ocorrência e iniciaram manobras de reanimação até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os policiais que patrulhavam a área eram os cabos Ferreira e Nariel, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Ao passarem pelo local, ouviram os pedidos de socorro da mãe do homem, que estava dentro do carro com o filho, em situação de emergência. Segundo a PM, o homem havia perdido os sentidos e apresentava sinais de mal súbito.
Após a primeira avaliação, os agentes acionaram socorro especializado. Logo em seguida, uma segunda guarnição da PMSC chegou ao local, com os terceiros sargentos Passos e Gabriel. Um dos sargentos identificou a possível parada cardiorrespiratória e, imediatamente, os policiais iniciaram as compressões torácicas, conforme protocolo da corporação.
A equipe Bravo do Samu chegou ao local poucos minutos depois e assumiu o atendimento. Devido à gravidade do caso, foi necessário acionar uma segunda ambulância de suporte avançado, que continuou os procedimentos médicos, ainda com auxílio dos policiais.
As manobras de reanimação duraram cerca de 20 minutos. Segundo os socorristas, o quadro clínico da vítima foi revertido com sucesso, permitindo o encaminhamento ao Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC).
Em nota, as equipes do Samu destacaram o preparo técnico dos policiais e a rapidez com que iniciaram as compressões, pontuando que a ação foi decisiva para o desfecho positivo. A identidade da vítima não foi divulgada.