Bactéria em bica interrompe consumo de água para moradores em cidade catarinense

A Vigilância Sanitária de Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, suspendeu o consumo de água de uma bica no bairro Uruguaia após detecção de contaminação por Escherichia coli. A bactéria foi identificada em uma análise de rotina realizada na última semana e confirmada pelo Lacen/SC (Laboratório Central de Saúde Pública).

De acordo com a bioquímica Francieli Croceta, a coleta de amostras para avaliação microbiológica e organoléptica da água é realizada mensalmente, e a última análise revelou a presença da bactéria, que pode causar infecções intestinais e urinárias. “A Escherichia coli é natural do intestino humano e animal, mas, quando ingerida por meio de água ou alimentos contaminados, pode provocar sintomas como diarreia, vômito e dores abdominais”, explica.

A fiscal sanitarista Gislaine Guimarães aponta que a contaminação pode ter ocorrido por contato com fezes contaminadas em córregos próximos. Apesar da nascente estar protegida, a proximidade com outros terrenos pode ter contribuído para o problema.

Para proteger a população, o local foi sinalizado, e o consumo de água da bica está suspenso até nova coleta e análise, prevista para ocorrer em 15 dias. Braço do Norte possui duas bicas públicas regularmente monitoradas para garantir a qualidade da água, destacam as autoridades de saúde.

Enquanto a situação não é normalizada, a orientação é evitar o consumo da água daquele ponto e buscar alternativas seguras.

Related posts

Hospital realiza a primeira cirurgia cardíaca auxiliada por robô em SC

Hospital São José amplia atendimento ortopédico em Tijucas

“Cesárea negada”: Gestante com pré-eclâmpsia dá à luz no chão do hospital Ruth Cardoso