Governo lança mutirão de mamografias no mês da Mulher

Publicado em 08/03/2025 10h20

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) chama a atenção sobre as doenças que acometem o sexo feminino, entre elas o câncer de mama. Como parte das ações do Governo de Santa Catarina neste mês, a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, irão promover mutirão de mamografias em pacientes que aguardam no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Demais unidades vinculadas à pasta realizarão ações de cuidado à saúde da mulher também neste mês de março. 

“Neste mês estamos buscando reforçar ações de prevenção da saúde da mulher nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde. O câncer de mama é a neoplasia que mais afeta as mulheres no mundo e quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são muito maiores. Por orientação do governador Jorginho Mello, estamos atuando para enfrentar a fila de mamografias ampliando a oferta desses exames nas unidades próprias e  repassando recursos para os consórcios intermunicipais de saúde a fim de ampliar a oferta deste serviço. Quem tem câncer, tem pressa”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

Em 2024, mais de 2,5 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama e 167,2 mil mamografias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as unidades habilitadas em oncologia realizaram 613 cirurgias desta neoplasia no ano passado.

A detecção precoce do câncer de mama é fundamental para aumentar as chances de tratamentos menos invasivos e com maiores taxas de sucesso. As mamografias são realizadas pelo SUS, via Atenção Primária à Saúde, com prestadores dos municípios e Consórcios de Saúde. Hospitais de gestão estadual que prestam serviços de saúde da mulher e possuem mamógrafos também realizam os exames. 

O SUS garante acesso gratuito a medicamentos, exames, internações e procedimentos necessários. Ao identificar um nódulo ou qualquer outro sintoma suspeito, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atendimento. De lá, o paciente é encaminhado para realização de exames, entre eles a mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Cartilha

A Secretaria de Estado da Saúde possui a Cartilha do Câncer de Mama  “A cor da esperança é rosa”, com informações fundamentais sobre a neoplasia com maior incidência entre as mulheres no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. O documento foi elaborado para promover a conscientização e prevenção da doença, com fatores de risco, sinais e sintomas de alerta, diagnóstico precoce, leis que garantem o direito ao tratamento e informações sobre a importância do apoio psicológico e da família durante o tratamento. Além disso, possui um mapa com os 19 hospitais habilitados para realizar tratamento oncológico pelo SUS em Santa Catarina.

Uma tragédia marcou a tarde desta terça-feira (25) em Rio Negrinho. Uma criança morreu após…

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (25), após confessar que…

Na tarde desta terça-feira (25), uma megaoperação da Polícia Militar tomou conta das ruas dos…

Um novo passo foi dado rumo à concretização do Ski Planet, um projeto ambicioso que…

Um jovem de 22 anos foi detido após furtar a transportadora onde o próprio pai…

Ela já foi considerada coisa de “marombeiro”, mas hoje está nas prateleiras de farmácias, nos…

Um homem de 38 anos foi o primeiro paciente da América Latina a passar por…

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu sem aviso prévio no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta…

Um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de lesão corporal foi detido…

O município de Tijucas deve receber recursos do Governo do Estado para a execução de…

Um gari de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, ganhou notoriedade nas redes sociais e…

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), publicou nas redes sociais um vídeo nesta…

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado…

Um homem de cerca de 40 anos morreu após ser atropelado por uma motocicleta na…

Os corpos de Marley Gomes de Almeida, de 53 anos, e de sua neta, Carolina…

Pesquise notícias

Últimas Notícias