Hospital realiza a primeira cirurgia cardíaca auxiliada por robô em SC

Nesta quinta-feira, dia 7, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), realizou a primeira cirurgia cardíaca auxiliada por robô em Santa Catarina.

O procedimento teve duração de cerca de quatro horas e envolveu a troca da válvula mitral de um paciente de 60 anos. Utilizando o robô Da Vinci Xi, uma das tecnologias mais avançadas na área médica, o hospital marca um importante avanço na medicina do estado.

O cardiologista Alisson Toschi liderou o procedimento, acompanhado pelo especialista Robinson Poffo, que destacou o impacto desse marco para a saúde catarinense. “Este é um passo significativo para a evolução médica em Joinville”, afirmou Poffo. Ele explicou que a robótica é especialmente eficaz para cirurgias de troca de safena, tratamento de arritmias e certas cardiopatias congênitas, desde que a seleção dos pacientes seja feita de forma criteriosa.

Entre as vantagens do uso da robótica estão as incisões menores e a recuperação acelerada. Toschi enfatizou que o procedimento transcorreu sem problemas e atingiu os resultados esperados.

Desde a instalação do robô em maio deste ano, cerca de 60 procedimentos em diversas áreas médicas já foram realizados no hospital.

Related posts

Bactéria em bica interrompe consumo de água para moradores em cidade catarinense

Hospital São José amplia atendimento ortopédico em Tijucas

“Cesárea negada”: Gestante com pré-eclâmpsia dá à luz no chão do hospital Ruth Cardoso