Mais de 88% dos leitos de UTI ocupados com alta de casos de dengue e Covid em SC

O Estado tem quase 40 mil casos prováveis de dengue nos 156 municípios que estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti

Mais de 88% dos leitos de UTI ocupados com alta de casos de dengue e Covid em SC

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Santa Catarina vive um momento crítico em seu sistema de saúde, com um alarmante índice de ocupação de leitos de UTI, alcançando 88,47% em todo o estado. Esta situação se agrava com a ascendência dos casos de dengue e Covid-19, impactando diretamente na disponibilidade de atendimento hospitalar.

Em um cenário detalhado divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), constatou-se que, dos 1.249 leitos de UTI ativos, somente 147 estavam livres na manhã desta quinta-feira (6). A situação mais grave é observada no Oeste Catarinense, onde a capacidade está completamente esgotada, sem leitos disponíveis para novas internações, tanto para adultos quanto para crianças.

Outras regiões apresentam números também preocupantes: a Grande Florianópolis registra 93,46% de ocupação de seus leitos de UTI, enquanto o Planalto Norte Catarinense mostra um índice de 95,09%. O Meio-Oeste e o Vale do Itajaí apresentam taxas de 87,36% e 81,20%, respectivamente.

Diante desse quadro, a campanha de vacinação contra a dengue mostra-se essencial, porém, até o momento, apenas 17,5% do público infantil alvo foi vacinado nos municípios participantes, levando à necessidade de expandir a faixa etária de imunização para abranger crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

A Dive/SC aponta quase 40 mil casos prováveis de dengue no estado, com 16 óbitos confirmados e mais seis em investigação, destacando a severidade da situação em regiões como Joinville, Itajaí, Blumenau e Grande Florianópolis.

Para enfrentar essa emergência sanitária, a Secretaria de Saúde planeja solicitar apoio financeiro federal para reforçar o quadro de agentes de combate a endemias, decisão anunciada em recente reunião na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.