Nova variante do coronavírus é identificada em Santa Catarina

Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, foi recentemente identificada em Santa Catarina. A variante, chamada de XEC, pertence à família da Omicron e, segundo o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apresenta maior transmissibilidade, conforme dados internacionais. Além de Santa Catarina, a variante também foi detectada no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC foi responsável pela identificação inicial da variante no Brasil. O instituto é um dos centros de referência para o Sars-CoV-2, atuando junto ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS).

A variante XEC começou a chamar atenção entre junho e julho de 2024, após o aumento de casos na Alemanha. Desde então, a cepa se espalhou rapidamente por diversos continentes, incluindo Europa, Américas, Ásia e Oceania. Até o dia 10 de outubro, mais de 2,4 mil sequências genéticas da linhagem já haviam sido registradas na plataforma Gisaid, uma ferramenta internacional de monitoramento genômico.

Related posts

Bactéria em bica interrompe consumo de água para moradores em cidade catarinense

Hospital realiza a primeira cirurgia cardíaca auxiliada por robô em SC

Hospital São José amplia atendimento ortopédico em Tijucas