Após da divulgação de que a varíola dos macacos se tornou emergência global, três novos casos da doença foram registrados em Santa Catarina neste sábado (23). No total, o estado possuí cinco quadros confirmados da enfermidade.
Contudo, diferente dos dois anteriores, esses novos casos são considerados autóctones, ou seja, os pacientes contraíram a doença dentro do próprio estado.
Dois dos registros são de Florianópolis. Os pacientes são homens, com 30 e 31 anos, que não possuem histórico de viagem ou contato com suspeitos da doença. Os sintomas começaram entre os dias 5 e 10 de julho.
O terceiro quadro foi confirmado neste sábado e também é de um homem, 29 anos, morador de Joinville. Diferente dos outros, ele teve contato com pessoas que possuem suspeita da doença, contudo, não tem histórico de viagens. Os sintomas começaram a aparecer há dez dais.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado, nenhum deles precisou de hospitalização e estão tendo acompanhamento dos serviços de saúde de seus municípios.
Santa Catarina já recebeu 20 notificações da varíola dos macacos, sendo que 11 foram descartados e quatro seguem em investigação. Dos cinco casos confirmados, além dos divulgados recentemente, está um homem de São Paulo, mas estava no estado quando diagnosticado, e um homem de 31 anos, residente de Leoberto Leal e que possui histórico de viagem.
Com informações do Portal O Município
Autora: Ludmila Lopes