Um pitbull que vive no Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), em Blumenau, no Vale do Itajaí, tornou-se protagonista de uma ação que salvou a vida de uma cachorra com anemia severa. A coleta de sangue aconteceu no último sábado (14), e o caso foi divulgado nesta quarta-feira (18) pela prefeitura.
O animal, chamado Lúcifer, tem entre 4 e 5 anos, pesa cerca de 35 a 40 quilos e está abrigado no Cepread, onde aguarda adoção. De acordo com informações da prefeitura, ele atendia a todos os critérios necessários para ser doador de sangue e foi fundamental no atendimento de emergência.
A transfusão foi destinada a Pandora, cadela tutelada por um morador de Blumenau, que enfrentava um quadro de anemia grave. O procedimento ocorreu em uma clínica veterinária particular e, segundo a administração municipal, tanto Pandora quanto Lúcifer estão bem.
A doação de sangue entre animais é permitida, mas exige alguns requisitos. Para cães, é necessário que o doador tenha peso superior a 30 quilos, idade entre um ano e meio e seis anos, além de estar saudável, com vacinação e vermifugação em dia.
Segundo Carlos Sansão, diretor de Bem-Estar Animal de Blumenau, o Cepread conta com animais aptos a colaborar em situações semelhantes. “Hoje temos cães de grande porte vivendo no abrigo. Como são animais saudáveis, podem colaborar sempre que for solicitado”, informou.
Atualmente, o Cepread abriga 37 cães, todos disponíveis para adoção. A prefeitura reforça que a ação também serve como alerta sobre a importância da doação de sangue animal, que pode ser decisiva em atendimentos de urgência.
Fonte: G1