Uma criança, de apenas três anos, deu entrada sem vida na emergência do Hospital Monsenhor José Locks, em São João Batista. O caso ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira, 03 de fevereiro, e foi confirmado pela secretaria municipal de Saúde.
De acordo com a responsável pela pasta, Karin Cristine Geller Leopoldo, a vítima havia sido atendida há alguns dias na unidade, com sintomas de vômito e diarreia, similares à virose. Após a medicação, os pais foram orientados a monitorar a situação e retornar em caso de piora.
Já na tarde desta quinta-feira, a família voltou ao Hospital. A criança passou por um exame de raio-x e o médico pediu uma vaga no Hospital Infantil Joana de Gusmão, na Capital. Uma ambulância foi usada na transferência até Florianópolis.
Porém, de acordo com a família, os profissionais medicaram a criança, mas liberaram o retorno para casa. No retorno, o bebê chorava de dor e vomitava. Durante a madrugada, houve nova piora no estado geral da criança.
No Monsenhor José Locks, toda a equipe foi empenhada no atendimento, mas a criança já estava com a pupila dilatada. “Foi tentado reanimação por 45 minutos, mas sem sucesso. Então, foi acionada a empresa funerária e orientada a família de que o caso seria encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito”, afirmou a secretária.
Um laudo será emitido pelo SVO para entender as causas da morte. A fatalidade deixou a comunidade consternada e, agora, há um empenho na identificação dos motivos. Uma possível negligência médica não está descartada.