Um foragido da Justiça foi preso em Blumenau após ser identificado pelas câmeras com reconhecimento facial instaladas no Parque Vila Germânica, local que sedia a Oktoberfest. A prisão foi confirmada pelo prefeito e delegado Egidio Ferrari, que destacou o sucesso do novo sistema de segurança implementado na festa.
Segundo a Polícia Civil, o homem foi reconhecido pelas câmeras inteligentes integradas ao sistema de vigilância do evento. Assim que o alerta foi emitido, os agentes se deslocaram rapidamente até o local e realizaram a prisão. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça.
“A festa nem começou ainda, mas nossas forças de segurança já efetuaram a primeira prisão”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari em publicação nas redes sociais. Ele reforçou que o sistema de monitoramento com reconhecimento facial é fruto da integração entre o Governo Municipal, a Intelbras, a Empresas Minister, a Global Sonic e as forças de segurança do Estado.
A tecnologia permite identificar em tempo real pessoas procuradas pela Justiça, além de auxiliar na prevenção de ocorrências. O sistema faz parte da estrutura da chamada “muralha digital” montada para a 40ª edição da Oktoberfest, que inclui drones, servidores de inteligência artificial e câmeras de alta resolução em toda a Vila Germânica.
“Isso mostra que a tecnologia que instalamos e estamos utilizando já serve para proteger quem visita e quem vive em Blumenau. A Oktoberfest reafirma mais uma vez que é a festa mais segura do Brasil”, concluiu Ferrari.