As autoridades agiram rapidamente e policiais militares detiveram dois dos quatro responsáveis pelo ataque violento a um idoso de 77 anos, que aconteceu neste domingo, 16 de julho.
Na ação, a Polícia Militar (PM) conseguiu recuperar o veículo roubado e prendeu dois suspeitos, um menor de 16 anos e um adulto de 19 anos, em Balneário Camboriú. O trabalho eficaz da PM neste caso ocorre em um cenário de escassez de recursos e força policial.
No dia do crime, que aconteceu em plena Meia Praia, a área mais famosa de Itapema, a Polícia Militar não tinha viaturas disponíveis para atender a ocorrência devido ao atendimento de outros flagrantes na cidade.
Mesmo após a criação do 31° Batalhão em Itapema, que foi comemorada pela comunidade local, a força policial não aumentou. Atualmente, o batalhão conta apenas com 56 policiais militares e quatro oficiais para atender a segunda cidade do Brasil em valorização imobiliária.
Este cenário sublinha a precariedade das condições de trabalho e a falta de investimentos em segurança pública. Por sorte, temos excelentes policiais militares em Santa Catarina, que contra todas as possibilidades continuam provando o seu valor.