AGORA: Rússia é invadida por 25 mil soldados de grupo mercenário

Prigozhin disse: “Não lutamos contra crianças. Shoigu mata crianças. Ele colocou meninos de 18 anos contra nós. Esses caras viverão e voltarão para suas mães. Mas vamos destruir tudo que estiver no caminho".

AGORA: Rússia é invadida por 25 mil soldados de grupo mercenário

Reprodução / Reuters

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O exército russo ordenou que as tropas da Wagner retornassem às suas bases após relatos de que o grupo mercenário havia lançado um golpe contra o Kremlin.

Na sexta-feira à noite, Yevgeny Prigozhin, o líder mercenário da Wagner, acusou o exército russo de bombardear seus combatentes e disse que seu grupo impediria o “mal” da liderança militar de Moscou.

As forças ucranianas estão intensificando seus ataques na linha de frente para “tirar proveito” da tentativa de golpe de Wagner, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia.

Kyiv havia ordenado ataques a uma seção da frente ao norte de Bakhmut, disse o MoD.

"Aproveitando-se da provocação de Prigozhin, que desorganizou a situação, o regime de Kyiv na direção tática de Bakhmutovsky está concentrando unidades da 35ª Brigada Marinha e da 36ª Infantaria Mecanizada nas linhas de partida para operações ofensivas", disse.

Prigozhin afirmou ter 25.000 combatentes prontos para enfrentar o exército russo e convocou os soldados regulares russos a se juntarem à sua tentativa de golpe.

O exército russo posicionou soldados em locais estratégicos em Moscou e Rostov, a cidade do sul da Rússia usada como base pelos comandantes militares russos. No entanto, a localização de Prigozhin e seus combatentes é incerta.

A Ucrânia lançou seu contra-ataque contra as forças russas há mais de quinze dias, mas admitiu que o progresso tem sido lento.

Às 00h25 (horário local da Rússia), Prigozhin afirmou: "Estamos entrando em Rostov. Atravessamos a fronteira do estado em todos os lugares. Os guardas da fronteira vieram ao nosso encontro e abraçaram nossos combatentes. Não lutamos contra crianças. Shoigu mata crianças. Ele colocou meninos de 18 anos contra nós. Esses caras viverão e voltarão para suas mães. Mas vamos destruir tudo que estiver no caminho".

Em uma atualização às 00h24, um oficial do governo russo informou ao The Moscow Times que dezenas de aeronaves com tropas das forças especiais a bordo voaram em direção a Rostov.

O que sabemos até agora é que o Kremlin ordenou que as tropas da Wagner recuassem após o líder do grupo mercenário convocar um levante contra o exército russo. Yevgeny Prigozhin acusou os altos comandantes da Rússia de bombardear seus combatentes e disse que seu grupo impediria o “mal” da liderança militar de Moscou.

Os soldados russos em todo o país foram colocados em alerta máximo na sexta-feira à noite. O FSB, principal serviço de inteligência da Rússia, afirmou que abriu um caso criminal contra Prigozhin. As tropas ucranianas estão intensificando seus ataques para “tirar proveito” da tentativa de golpe da Wagner, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.

Relatos sugerem que os guardas de fronteira russos não impediram uma coluna de combatentes da Wagner de passar por um posto de controle em Novoshakhtinsk, na região de Rostov da Rússia. Segundo informações, a comitiva de Putin foi vista correndo de sua residência nos subúrbios da capital para o Kremlin.

O Google News não está disponível para muitos na Rússia, de acordo com o NetBlocks. 

Chefe do Grupo Wagner diz que o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas deu ordem para usar helicópteros e atirar nas colunas Wagner. 

“Agora mesmo, o chefe do Estado-Maior deu ordem para levantar aviões e abrir fogo contra colunas que se moviam em carros civis, em caminhões. Ele não se importa com quem vão matar. Eles estão matando seus próprios civis há 1,5 anos. em vez de lutar com o inimigo. Quero agradecer aos pilotos que, como acabou de ficar sabendo, se recusaram a obedecer ordens criminosas."