Bombeiros lutam contra o tempo para salvar idosa com suspeita de AVC

Com acesso restrito por terra, equipe utiliza embarcação para operação

Bombeiros lutam contra o tempo para salvar idosa com suspeita de AVC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na noite de quarta-feira (31), por volta das 19h, uma operação de resgate foi realizada pelo Corpo de Bombeiros em Rio dos Cedros. A equipe foi chamada para prestar socorro a uma mulher de 66 anos, com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), na região isolada da Barragem do Rio Bonito, acessível apenas por via aquática.

A dificuldade do acesso terrestre exigiu que os bombeiros se dirigissem à Marina Palmeiras, onde, com o apoio de uma embarcação local, navegaram pelo lago. Durante o trajeto, encontraram a idosa sendo transportada por moradores da região.

No local, a equipe de resgate verificou que a mulher apresentava sinais de hipotermia moderada, como resposta verbal limitada a sons, abertura ocular espontânea e resposta motora normal. Suspeitando de uma crise hipoglicêmica, a guarnição administrou glicose à paciente.

Para proteger a vítima do frio e dos respingos d'água durante o percurso de aproximadamente 4 quilômetros de volta à marina, os bombeiros a envolveram em uma manta térmica e cobertores.

Ao chegar à Marina Palmeiras, a idosa foi levada para um local seco e quente, onde suas roupas úmidas foram trocadas por cobertores secos.

Os sinais vitais da paciente, medidos na marina, mostraram 130 batimentos cardíacos por minuto, saturação de oxigênio a 76% e pressão arterial sistólica abaixo de 60 mmHg. 

Com prioridade máxima, ela foi encaminhada ao Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros, recebendo monitoramento constante, manutenção da temperatura corporal e oxigênio suplementar durante o trajeto.