Um caso de agressão dentro de uma unidade de saúde pública terminou com dois profissionais feridos e o local fechado por tempo indeterminado. A situação ocorreu no fim da manhã desta terça-feira (15), na Estratégia Saúde da Família (ESF) Arão Rebello, localizada na Rua Franz Müller, bairro Velha Grande, em Blumenau.
Segundo relato da equipe de saúde, o conflito começou quando uma paciente exigiu que uma enfermeira emitisse uma receita médica. Ao ter seu pedido negado — já que a função é exclusiva do médico — a mulher teria perdido o controle. Ainda conforme os relatos, ela começou a gritar, bateu na mesa e partiu para a agressão física, desferindo socos, arranhões e puxões de cabelo na profissional.
O barulho atraiu a atenção de um médico da unidade, que tentou acalmar a situação. No entanto, ele também teria sido agredido, não apenas pela paciente, mas também pelo marido dela, que acompanhava a cena. O homem fugiu antes da chegada da Polícia Militar.
Quando os agentes chegaram, apenas a mulher estava no local. Ela foi identificada, mas se recusou a dar informações. Segundo a PM, o companheiro foi identificado posteriormente e também deve responder pelas agressões.
A mulher assinou um Termo Circunstanciado por lesões corporais e foi liberada no local, conforme determina a legislação vigente.
POSICIONAMENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) lamentou o ocorrido em nota oficial. Para proteger os demais usuários e servidores, foi decidido que a unidade de saúde permanecerá fechada por tempo indeterminado.
Enquanto isso, os atendimentos estão sendo redirecionados para o Ambulatório Geral da Família (AGF) Velha, situado na Rua José Reuter, nº 125. Uma força-tarefa foi montada para acolher os pacientes e organizar os encaminhamentos necessários.