Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
em Segurança

Maus-tratos, acidente e morte: cavalgada em SC gera revolta até entre participantes

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 31/08/2025 18h15 | Atualizado há 224 dias
Compartilhar:
O evento, que reuniu cavaleiros de diversas cidades, está sendo questionado por grupos de proteção animal por maus-tratos contra cavalos, além de ter causado transtornos no trânsito, registrado um acidente grave e a morte de um homem de 58 anos.

A cavalgada realizada no último sábado (30) em Nova Trento, no Vale do Itajaí, terminou marcada por denúncias, acidentes e tragédia. O evento, que reuniu cavaleiros de diversas cidades, está sendo questionado por grupos de proteção animal por maus-tratos contra cavalos, além de ter causado transtornos no trânsito, registrado um acidente grave e a morte de um homem de 58 anos.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

Denúncias de maus-tratos e falta de estrutura

A protetora de animais Bianca Machado relatou que a cavalgada foi marcada por desorganização, consumo excessivo de álcool e, em especial, descuido com os cavalos.

Sugerida para você
SAMAE usa tecnologia inédita em Tijucas para rastrear ‘vazamento oculto’
Sugerida para você
Santa Catarina no topo: Jornal Razão é o 2º maior portal regional do Brasil em engajamento
Sugerida para você
PH Empreendimentos encerra 2025 com faturamento de R$ 150 milhões e crescimento de 400% em Porto Belo

“Se acontecesse qualquer coisa, não tinha veterinário, não tinha ambulância, não tinha nada. E o pior é que o pessoal da bagunça toma conta. Na sexta-feira eles já estavam reunidos, bebendo muito, e os cavalos ficaram amarrados sem água e sem comida”.

Segundo Bianca, muitos participantes chegaram já na sexta-feira, dia 29, vindos de Itajaí, Itapema e Balneário Camboriú, e acamparam no pátio da Zambuja, em Brusque. Os animais teriam permanecido amarrados em condições precárias, com pouco acesso a alimento e sem água adequada.

Ela destacou ainda que os maus-tratos não se limitam à falta de cuidados básicos, mas principalmente ao excesso de esforço exigido dos animais, agravado pelo consumo de álcool dos cavaleiros:

“O problema não é que os animais estão mal cuidados, porque muitos parecem fortes e saudáveis. O problema é o excesso de trabalho de força aliado à cachaça. Isso faz o pessoal perder o limite e bater muito nos cavalos. E as denúncias que recebemos vieram até de pessoas que estavam participando do evento”.

Bianca ressalta que não generaliza o comportamento e que não são todos os participantes que agem assim, mas uma parcela que “mancha o evento” e prejudica a imagem da cavalgada.

Acidente grave

Durante o percurso, uma carroça desgovernada caiu em uma ribanceira, deixando um homem gravemente ferido com deslocamento de clavícula. Os cavalos também sofreram lesões e permanecem em recuperação. O caso reforçou as críticas à falta de organização e segurança no evento.

Vídeo mostra animais exaustos

Um vídeo que viralizou nas redes sociais neste domingo, dia 31, mostra dois cavalos em evidente estado de exaustão tentando puxar uma carroça lotada em uma subida. Um deles quase caiu de cansaço. As imagens geraram indignação e foram amplamente denunciadas como maus-tratos.

Falta de fiscalização

Mensagens obtidas pelo Jornal Razão revelam que o Grupo de Trânsito de Brusque não recebeu nenhum pedido de autorização oficial para a realização da cavalgada neste ano. O órgão informou que, em edições anteriores, chegou a auxiliar em cruzamentos, mas desta vez não houve comunicação por parte dos organizadores.

Agentes mencionaram que a fiscalização poderia envolver Polícia Militar, Polícia Ambiental e Fundema, porém não houve atuação efetiva durante o evento.

Trânsito caótico e acidentes

Moradores relataram transtornos no tráfego. Carroças em vias movimentadas causaram congestionamentos e colisões. Na sexta-feira à noite, dois veículos se chocaram em Brusque devido à presença de carroças na pista, nas proximidades do bairro Cedrinho.

Morte em acampamento

No domingo, dia 31, o evento foi marcado por uma tragédia. Um homem de 58 anos, que havia participado da cavalgada, morreu em um acampamento no bairro Vígolo, em Nova Trento. De acordo com o Samu, ele foi encontrado com dificuldades respiratórias por volta das 8h40. O helicóptero Arcanjo chegou a ser acionado, mas a vítima não resistiu. O IML recolheu o corpo. O caso segue sob investigação.

Cobrança por providências

Com denúncias de maus-tratos, relatos de excesso de álcool, acidentes, falta de estrutura e uma morte registrada, cresce a pressão por medidas mais rígidas de fiscalização. Organizações de defesa animal cobram a responsabilização dos organizadores e reforçam a necessidade de regras claras para garantir o bem-estar dos cavalos e a segurança das pessoas em futuros eventos.

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça