Moradores de Santa Catarina terão a chance de observar um espetáculo celeste na madrugada da próxima terça-feira (22), quando ocorre o ponto máximo da chuva de meteoros Líridas. O fenômeno será visível em todo o Brasil, desde que as condições climáticas favoreçam a observação, especialmente com céu limpo e baixa poluição luminosa.
A chuva acontece anualmente entre os dias 14 e 30 de abril, resultado da passagem da Terra por uma região do espaço com resíduos deixados pelo Cometa Thatcher. Esses fragmentos, ao entrarem na atmosfera terrestre, se incendeiam e formam os rastros luminosos conhecidos como meteoros.
O ápice está previsto para as 2h da manhã de terça-feira, com possibilidade de visualização de até 18 meteoros por hora, segundo o astrônomo Marcelo De Cicco, em entrevista à Agência Brasil. A orientação é buscar locais escuros e afastados de centros urbanos para melhor visibilidade.
De acordo com especialistas, o ponto do céu onde os meteoros parecem se originar está localizado na direção Norte, próximo à estrela Vega. Para quem não tiver uma bússola, uma dica é estender o braço direito para o Leste (onde o Sol nasce) e o esquerdo para o Oeste (onde o Sol se põe); a direção à frente será o Norte.
A visibilidade depende ainda de fatores como cobertura de nuvens e iluminação artificial. Caso o céu esteja nublado, a observação será prejudicada. Por isso, a recomendação é monitorar as previsões meteorológicas antes de se programar para assistir ao evento.