Nesta quinta-feira (14), a formação e intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica, conhecida como ciclogênese, influencia o clima em Santa Catarina.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, a conjunção deste fenômeno com um ciclone extratropical no oceano é responsável por uma queda acentuada nas temperaturas, ventos que podem atingir até 80 km/h e ondas de 3,5 metros no litoral.
No decorrer do dia, espera-se chuvas leves e isoladas desde o Meio-Oeste até o Litoral Sul, associadas à umidade trazida pelo ciclone marítimo. No entanto, a previsão é de melhora climática à tarde, com o afastamento do ciclone e o estabelecimento de uma massa de ar frio e seco.
Este cenário propicia uma rápida queda nas temperaturas e ventos moderados a fortes, com destaque para as áreas costeiras do Litoral Sul até a Grande Florianópolis. As mínimas à noite podem atingir marcas abaixo de 5°C na Serra e entre 6 e 12°C nas demais regiões. O mar, por sua vez, apresentará condições agitadas, com ondas altas e risco moderado a alto de ressacas.
Para a sexta-feira (15), a influência de uma massa de ar seco promete trazer estabilidade, mas mantém as temperaturas baixas, especialmente durante a madrugada e início da manhã. As mínimas podem chegar a valores negativos em pontos mais altos da Serra e oscilar entre 0°C e 5°C em regiões como os Planaltos, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí.
As condições são propícias para a formação de geada ampla pelo estado. Na parte da tarde, a previsão é de máximas entre 16°C e 22°C. Em relação ao mar, a agitação tende a diminuir, mas as ondas ainda podem variar entre 1,5 e 2m, com picos de 2,5 a 3m.
Com a ciclogênese em destaque, muitos questionam o significado do termo. Conforme explicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, trata-se do processo pelo qual uma área de baixa pressão atmosférica se forma ou intensifica, influenciando significativamente as condições climáticas.