Um ciclone extratropical em formação no mar entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul deve provocar ventos de até 115 km/h em partes do litoral catarinense na segunda metade desta semana, conforme alerta da Marinha do Brasil emitido nesta terça-feira (11).
A intensa atividade climática, que também deverá causar ressaca e ondas de até 4,5 metros até sexta (14), é motivada pela movimentação do ciclone.
Os ventos mais intensos são esperados inicialmente do estado vizinho ao Litoral Sul catarinense, a partir da manhã de quarta-feira (12). De Laguna à cidade gaúcha do Chuí, os ventos começarão a circular com intensidade de até 100 km/h e na direção do Sudeste a Nordeste. Posteriormente, a intensidade dos ventos poderá atingir 115 km/h, mudando a direção para Noroeste a Sudoeste até a noite de quinta-feira (13).
No Litoral Norte de Santa Catarina, acima de Laguna, a ventania deverá ganhar força a partir da noite de quarta, com ventos circulando na direção do Noroeste a Sudoeste e intensidade de até 100 km/h. O fenômeno deve permanecer até a noite de sexta-feira e se estender até o litoral de São Paulo.
Antes da ventania e ressaca marítima, Santa Catarina ainda deve enfrentar chuvas persistentes e volumosas, principalmente no Sul do estado, também influenciadas pelo ciclone.
A Defesa Civil emitiu um alerta para tempestades severas com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos para a região do Meio-Oeste nas próximas duas horas. Em caso de emergência, os moradores são orientados a acionar os números 199 ou 193.