Cidade de SC distribui “kit droga” com seda para usuários

A iniciativa, segundo a Secretaria, foi voltada exclusivamente para pacientes que fazem uso ou abuso de substâncias psicoativas

Cidade de SC distribui “kit droga” com seda para usuários

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itajaí, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, causou surpresa ao iniciar a distribuição de papéis para enrolar maconha e cartilhas explicativas sobre o uso seguro de substâncias psicoativas.

A ação, de acordo com a prefeitura de Itajaí, é parte de uma estratégia de "redução de danos", entendida como uma ação de cidadania. A Secretaria de Saúde de Itajaí, contudo, declarou não ter sido previamente informada acerca do kit de redução de danos elaborado e entregue pela equipe do CAPS AD (Álcool e outras drogas). A iniciativa, segundo a Secretaria, foi voltada exclusivamente para pacientes que fazem uso ou abuso de substâncias psicoativas.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Na segunda-feira (24), a Secretaria de Saúde questionou a direção do CAPS AD para entender a justificativa da ação, os custos da iniciativa e quem aprovou o material antes de sua distribuição. O caso será encaminhado à Procuradoria-Geral, que tomará as medidas administrativas cabíveis.

A Secretaria de Saúde também ressaltou que a política de redução de danos é prevista na portaria 3088, de 23 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. De acordo com o "Manual de Redução de Danos: saúde e cidadania", essa política busca minimizar as consequências adversas do uso e abuso de drogas, sem que a abstinência seja uma condição para o tratamento. O objetivo é garantir o acesso à saúde e promover a cidadania através da disseminação de informações corretas sobre riscos, danos e práticas seguras.

Este ano, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) promoveu um fórum que discutiu a política de redução de danos na cidade. A distribuição dos materiais pelo CAPS insere-se neste contexto de diálogo sobre estratégias para abordar o uso de substâncias psicoativas na comunidade.