A Polícia Civil de Brusque, no Vale do Itajaí, realizou a apreensão de duas cobras, três aves e dois saguis em uma residência no bairro Bateas, nesta segunda-feira (4), após uma denúncia indicar criação ilegal de animais silvestres pelo morador da casa.
A operação foi conduzida pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Brusque.
No local, o tutor dos animais não conseguiu apresentar as licenças ambientais necessárias para o manejo das espécies. Tanto os animais quanto o responsável por eles foram levados para a delegacia. Uma inspeção realizada por representantes da Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) na delegacia confirmou a posse ilegal dos animais.
Entre as espécies apreendidas, estava uma cobra da espécie norte-americana ‘corn snake’, também conhecida como cobra-do-milho, considerada invasora na região. Os saguis e as aves foram encaminhados para órgãos de proteção ambiental para serem reintroduzidos na natureza local, enquanto as serpentes, por não serem nativas do Sul do Brasil, terão um destino diferente.
O homem responsável pelos animais foi autuado pela Polícia Civil com base na legislação ambiental, que proíbe a manutenção em cativeiro, comercialização, exportação ou guarda ilegal de animais silvestres.