Uma operação conjunta do Ibama e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) resultou na apreensão de diversos animais silvestres e exóticos mantidos irregularmente em cativeiro no município de Timbó, no Vale do Itajaí. A ação foi realizada na terça-feira (3) e quarta-feira (4), em dois endereços distintos: uma residência e uma empresa.
Segundo as autoridades, os locais são alvos de investigações separadas e pertencem a pessoas diferentes. Um dos imóveis está ligado a um biólogo que já havia sido autuado em fevereiro deste ano, durante uma apresentação de animais em um shopping na cidade de São José.
Durante a fiscalização, foram apreendidas duas aranhas nativas, cinco aves silvestres – sendo duas de espécies ameaçadas de extinção em Santa Catarina – além de serpentes e répteis exóticos, como três cobras-do-milho, uma píton e um lagarto-argentino. Também foram recolhidas duas serpentes caninanas, que são nativas do Brasil.
Um dos pontos mais críticos da operação foi a apreensão de um crânio de chimpanzé. O transporte e comércio de chimpanzés, vivos ou mortos, incluindo partes do corpo, são proibidos internacionalmente, exceto para fins científicos e com autorização específica. A origem do material será investigada pelas autoridades ambientais.



Os responsáveis pelos animais foram notificados a apresentar a documentação que comprove a origem e legalidade da posse dos bichos. As autuações feitas pelo Ibama e pelo IMA somam R$ 1,16 milhão em multas. O valor pode aumentar conforme o avanço das investigações e a constatação de novas irregularidades.
A operação integra os esforços de repressão ao tráfico e manutenção irregular de fauna silvestre e exótica no estado. As investigações seguem em andamento para apuração de responsabilidades administrativas e criminais.
Fonte: NSCTOTAL