A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã desta quinta-feira (15) para riscos moderados a altos de chuvas intensas, raios, rajadas de vento, alagamentos pontuais e deslizamentos de terra em algumas regiões do estado. A previsão é de que estas condições se estendam por pelo menos as próximas três horas.
As regiões mais atingidas devem ser o Litoral Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis, além do Baixo e Médio Vale do Itajaí. As condições adversas estão sendo agravadas pela presença de um ciclone extratropical ao largo da costa catarinense.
“A situação requer cuidado e atenção, principalmente nas áreas de encosta e em locais sujeitos a alagamentos”, alertou a Defesa Civil. O órgão reforça que ocorrências devem ser comunicadas imediatamente através dos números 199 ou 193.
O ciclone extratropical tem amplificado as condições climáticas, trazendo chuvas mais intensas e ventos mais fortes. Sua formação tem provocado um cenário meteorológico adverso, potencializando os riscos para a população.
A Defesa Civil solicita à população que siga todas as recomendações de segurança e que esteja atenta a quaisquer sinais de perigo, como o aumento no volume de água dos rios e o aparecimento de rachaduras ou movimentação de terra.
O órgão ainda pede que os catarinenses fiquem em alerta a possíveis mudanças no cenário climático, uma vez que a situação pode se agravar nas próximas horas.