A partir da tarde de terça-feira (19) e ao longo da quarta-feira (20), a circulação marítima intensificará as chuvas persistentes e de volumes elevados entre a Grande Florianópolis e o sul do estado. Diferente de outras regiões, onde há previsão de temporais, as chuvas nesta área serão contínuas, com risco elevado de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente nas zonas marcadas em laranja no mapa. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado.
A situação mais crítica é esperada na quarta-feira (20), com maior intensidade nas áreas serranas que abrangem o Litoral Sul e o Planalto Sul, onde os volumes de chuva devem variar entre 100 e 150mm, com chances de ultrapassarem esses números pontualmente. Já na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), a circulação marítima deve perder força, mas as chuvas ainda ocorrerão com frequência, exigindo atenção contínua.
Diante do cenário de risco, a Defesa Civil emitiu uma série de orientações para garantir a segurança da população:
– Durante os temporais, procure locais abrigados e evite, em qualquer circunstância, atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
– Redobre a atenção ao transitar por áreas de encosta, que apresentam risco acentuado de deslizamentos.
– Fique atento à inclinação de árvores e postes, bem como a qualquer sinal de rachaduras em muros ou paredes, que podem indicar instabilidade do solo.
A prevenção e o alerta são fundamentais para minimizar os danos e preservar vidas em momentos de condições climáticas adversas como esta.