A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou nesta terça-feira (4) a Operação Helios, cumprindo sete mandados de busca e apreensão nas cidades de São José e Palhoça. A ação também determinou o bloqueio de R$ 594.895,06, montante correspondente ao valor pago pela vítima pelo sistema fotovoltaico não entregue.
A investigação aponta que o proprietário de uma empresa de tecnologia e comércio de equipamentos eletrônicos teria vendido um sistema de geração de energia solar no início de 2022, com prazo de entrega de 90 dias. No entanto, até o momento, o produto não foi fornecido ao comprador.
Além desse caso, foram identificados diversos outros registros de ocorrência contra o investigado, relacionados à venda de produtos não entregues, o que, segundo a Polícia Civil, configura estelionato.
Durante o cumprimento dos mandados, documentos foram apreendidos e serão analisados para aprofundamento das investigações, identificação de outros possíveis envolvidos e novas vítimas. Um veículo Land Rover também foi apreendido na operação.