Uma operação conjunta realizada na manhã desta quarta-feira (19) desarticulou uma rede de farmácias irregulares em Balneário Camboriú. Durante a ação, foram constatadas diversas infrações, incluindo o uso irregular da medicina, manipulação de produtos por funcionários sem capacitação técnica, problemas no transporte e armazenamento de medicamentos e a falta de alvará sanitário.
A operação contou com a participação do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SC), do Procon SC, da Vigilância Sanitária e da Polícia Científica. Após a identificação das irregularidades, a Polícia Civil também foi acionada para atuar no caso.
As investigações apontam que a rede obtinha lucro de maneira ilícita com a venda de medicamentos cujas receitas eram prescritas de forma irregular. A ação foi motivada por denúncias recebidas pelos órgãos fiscalizadores.
A farmácia alvo da operação não possuía placas identificando o estabelecimento nem mantinha suas portas abertas ao público, como exigido pelas normas comerciais. Além disso, um laboratório clandestino localizado no 4º andar do edifício onde funcionava a farmácia foi interditado.