Um filhote de jararaca, cobra considerada altamente venenosa, foi localizado na manhã desta quarta-feira (5) em uma escola de educação infantil e fundamental no bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis. O réptil estava sob um bebedouro, o que gerou preocupação na unidade de ensino.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para remover a serpente. Após a captura, o animal foi solto em uma área de mata afastada da região urbana. Conforme os bombeiros, ninguém foi picado.
Ainda não há informações sobre quem identificou a presença da cobra no local. O CBMSC alerta para o aumento de registros envolvendo serpentes e outros animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e lacraias, durante os meses mais quentes do ano. Entre janeiro e fevereiro de 2025, foram contabilizados 203 chamados para captura desses animais em Santa Catarina.
O volume de ocorrências subiu 54,54% em comparação ao período de inverno, entre junho e setembro de 2024, quando 85 atendimentos foram realizados. O aumento, segundo especialistas, ocorre porque esses animais tendem a sair de seus esconderijos com mais frequência em busca de alimento.
“As serpentes estão entre os animais peçonhentos que mais aparecem nas ocorrências. Algumas podem provocar intoxicações graves, enquanto outras apenas ferimentos superficiais”, explicou o capitão Domingos, do Corpo de Bombeiros Militares de Seara.