Santa Catarina se prepara para enfrentar uma mudança drástica no clima nos próximos dias. A formação de um ciclone no oceano e a chegada de uma massa de ar frio ao estado levaram a Defesa Civil e a Epagri Ciram a emitir alertas sobre a queda acentuada das temperaturas e a ocorrência de ventos intensos, com rajadas que podem atingir até 100 km/h.
A alteração no clima teve início na noite de terça-feira (18) e deve se intensificar ao longo da semana. Na quarta-feira (19), o sol aparecerá entre nuvens, com aumento de nebulosidade e chuviscos isolados à tarde e à noite, especialmente na faixa que vai do Extremo-Oeste ao Litoral Sul.
Os ventos mais intensos ocorrerão na quarta-feira, soprando do quadrante oeste e persistindo até a noite. As rajadas mais fortes são esperadas nas primeiras horas da tarde. A ventania continuará na quinta-feira (20), sendo mais intensa no Planalto Sul e Litoral, com rajadas variando entre 60 e 100 km/h.
A Defesa Civil monitora a situação de perto, mesmo com o risco de destelhamentos, quedas de galhos e árvores classificado como baixo a moderado. Na quinta e sexta-feira (21), as temperaturas cairão ainda mais, com possibilidade de geada em algumas regiões e valores negativos no amanhecer.
A Epagri prevê mínimas entre -1°C e 4°C em algumas áreas, enquanto no Litoral Norte o frio será mais ameno, com temperaturas variando de 8°C a 14°C. Geadas devem ocorrer nas áreas altas do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.
Apesar do frio e dos ventos fortes, quinta e sexta-feira devem ser ensolaradas devido à atuação de uma massa de ar seco e frio no Sul do Brasil. A população deve ficar atenta às informações da Defesa Civil e tomar precauções necessárias para enfrentar o clima adverso.