Uma queda de energia atingiu o Centro de Blumenau e bairros próximos, como Victor Konder, na noite de sexta-feira (7), deixando 9,1 mil imóveis sem luz. O apagão começou por volta das 19h30 e gerou transtornos para moradores, comerciantes e motoristas.
Pedestres precisaram recorrer às lanternas do celular para caminhar na escuridão. No trânsito, semáforos desligados causaram dificuldades, mas não houve registros de acidentes. O calor dentro de casa também foi um dos desafios enfrentados pelos moradores enquanto aguardavam o retorno da energia.
Segundo a Celesc, a causa do apagão foi um gato que subiu na estrutura da subestação do Garcia. O animal teria entrado em contato com um transformador de alta tensão, provocando um curto-circuito. O sistema de proteção da rede foi acionado automaticamente, interrompendo o fornecimento de energia para evitar danos maiores.
Técnicos da Celesc iniciaram a busca pelo problema logo após a queda de energia. Às 21h, cerca de uma hora e meia depois do início do apagão, o fornecimento foi totalmente restabelecido.
A companhia não informou o estado do gato após o incidente. Também não há detalhes sobre possíveis medidas para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.