Uma réplica da primeira igreja católica de Criciúma foi completamente destruída por um incêndio na noite desta segunda-feira (31), no bairro Mina Brasil, no Sul de Santa Catarina. As chamas começaram por volta das 19h, na Rua Honório Búrigo, nos fundos da sede da Defesa Civil do município.
A estrutura atingida era uma edificação de madeira com cerca de 75 metros quadrados, localizada no Morro Cechinel. Antes do incidente, o imóvel havia sido lacrado pela própria Defesa Civil, devido a recorrentes episódios de invasão.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo e utilizou duas linhas de ataque e aproximadamente seis mil litros de água durante a operação. Apesar dos esforços, a réplica foi destruída por completo. As paredes, o telhado, o assoalho e todos os móveis internos foram consumidos pelas chamas. A torre da igreja desabou durante o incêndio e causou ainda mais danos à capela.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, o foco inicial do fogo teria se concentrado justamente na torre da igreja. A suspeita preliminar é de que o incêndio tenha sido provocado por um ato de vandalismo, mas a causa exata será confirmada apenas após a conclusão do laudo pericial.