Um homem de 59 anos foi detido na noite de sexta-feira (21), em Joinville, após uma denúncia de que um indivíduo estaria armado na frente de uma farmácia, na Avenida Júpiter, no bairro Jardim Paraíso. Segundo a Polícia Militar, o suspeito usava um colete preto, portava uma arma longa e se comunicava por rádio.
Após estacionar um Corsa em frente ao estabelecimento, ele teria fugido em direção à base da PM.
Diversas viaturas foram acionadas pela Central Regional de Emergências (CRE) e realizaram rondas pela região, mas o homem não foi localizado nas imediações. A partir do registro do veículo, os policiais seguiram até o endereço cadastrado, na rua Aquárius. No local, encontraram o automóvel na garagem da residência e chamaram pelo morador.
Ao atender a guarnição, o homem confirmou que acabara de chegar em casa. Questionado sobre a denúncia, ele afirmou que portava apenas armas de airsoft, declarou ser investigador particular e se prontificou a mostrar os objetos.
Dentro da residência, os policiais localizaram uma arma longa de airsoft com aparência de fuzil. O simulacro, no entanto, apresentava irregularidade: a ponta laranja, obrigatória para diferenciação de armas reais, estava coberta por fita isolante. Também foram encontradas uma pistola de airsoft (para esferas plásticas), uma pistola de airgun (para esferas de aço), uma capa de colete, um rádio comunicador da marca Motorola e um par de algemas.
Diante da suspeita, os policiais realizaram buscas nos outros cômodos e encontraram, no quarto do homem, um revólver calibre 38 municiado com seis cartuchos intactos, além de outras quatro munições guardadas em um estojo. O detido afirmou que possuía a arma há muitos anos e que não tinha registro.
Ele foi conduzido à Central de Polícia, junto com o armamento verdadeiro, os simulacros e os demais objetos, para os procedimentos cabíveis.