Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a Operação Miraculum Piscis, que mira uma organização criminosa suspeita de falsificar selos de inspeção sanitária e comercializar pescados de forma irregular em sete estados brasileiros.
Ao todo, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão em residências e empresas localizadas em 21 municípios. A ação ocorre nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.
Em Santa Catarina, 26 mandados foram executados nas cidades de Penha, Itajaí, Navegantes, Barra Velha, Balneário Piçarras, Itapema, Gaspar e São José. Outros 18 mandados foram cumpridos nos demais estados.
De acordo com a Polícia Federal, os alvos são suspeitos de participar de um esquema que envolvia a falsificação de selos públicos de inspeção sanitária, além da venda de pescados sem controle sanitário adequado.
A operação foi realizada em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina (Sefaz-SC).
As investigações apuram crimes como associação criminosa, falsificação de selo público, falsidade ideológica, uso de documento falso, adulteração de alimentos, crimes ambientais, infrações contra a ordem tributária e contrabando.



