A Delegacia de Polícia Civil de Itapema divulgou nesta semana um balanço das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) solicitadas ao longo de 2024 para proteção de vítimas de violência doméstica. Segundo os dados apresentados, foram registradas 441 solicitações ao longo do ano, com destaque para o mês de novembro, que teve o maior número de pedidos: 57.
O número de MPUs emitidas em Itapema vem crescendo nos últimos anos. Em 2023, foram 360 registros, enquanto em 2022 o total foi de 174. O delegado titular da comarca, Aden Claus, atribui o aumento das solicitações à ampliação do trabalho policial e ao fortalecimento das políticas de proteção às vítimas.
Em todo o estado de Santa Catarina, a Polícia Civil registrou 35.477 pedidos de medidas protetivas em 2023. Claus destacou a atuação do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV) como um fator essencial na assistência às vítimas e no combate à violência. O trabalho dos policiais e agentes da área também tem sido fundamental para garantir a segurança das mulheres.
Para 2025, a Polícia Civil pretende intensificar ainda mais as ações de enfrentamento à violência doméstica, buscando reduzir os índices dessa prática criminosa e ampliar o suporte às vítimas.