A Justiça Federal condenou a União a pagar R$ 200 mil aos pais do ex-soldado do Exército Alex Carvalho da Cruz, de 21 anos, que faleceu em um acidente envolvendo um caminhão militar no trajeto entre Blumenau e Indaial, no Vale do Itajaí. O acidente ocorreu em março de 2022 e resultou na morte de outros dois homens, Alexandre da Silva Reginaldo e Diogo Felipe Veiga, ambos de 18 anos, além de deixar 38 feridos.
O veículo, que transportava 44 pessoas – 41 na carroceria e três na cabine –, despencou de uma ribanceira de aproximadamente 20 metros durante um deslocamento para o Campo de Instrução do Batalhão, com o objetivo de realizar um treinamento de Tiro de Instrução Básico (TIB) para o efetivo recém-incorporado.
De acordo com a decisão judicial, divulgada nesta segunda-feira (22), não se discute a culpa do condutor ou uma falha específica do veículo, mas o risco inerente ao trajeto realizado nas condições apresentadas. A União, por sua vez, alegou que o acidente foi um caso fortuito, buscando isenção de responsabilidade, porém o juiz Francisco Ostermann de Aguiar reconheceu a situação como um risco associado ao uso do veículo na via.
Em resposta à decisão, a União informou que foi notificada no mesmo dia e que está analisando o conteúdo da decisão para definir as medidas a serem adotadas. O 23º Batalhão de Infantaria, responsável pelo veículo e pelo trajeto, declarou que não comenta decisões judiciais.
Com informações do G1.