Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
em Segurança

Morre enforcado detento que matou tio condenado por tortura e morte de menino em SC

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 31/08/2025 10h36
Compartilhar:
A cadeia não perdoou: após matar tio que torturou criança em SC, assassino é encontrado morto

A Penitenciária Industrial de Chapecó (SC) amanheceu em clima de tensão neste sábado (31), após o detento Paulo Sérgio Mariano, condenado por três homicídios triplamente qualificados, ser encontrado morto dentro da cela onde estava isolado.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

Paulo havia sido responsável, na sexta-feira (29), ou seja, apenas dois dias antes, pela morte de Luiz Fernandes de Oliveira, o tio condenado por torturar e permitir a morte do próprio sobrinho de 2 anos, o menino Lyan de Oliveira.

Sugerida para você
SAMAE usa tecnologia inédita em Tijucas para rastrear ‘vazamento oculto’
Sugerida para você
Santa Catarina no topo: Jornal Razão é o 2º maior portal regional do Brasil em engajamento
Sugerida para você
PH Empreendimentos encerra 2025 com faturamento de R$ 150 milhões e crescimento de 400% em Porto Belo

A morte de Paulo Sérgio ocorre menos de 48 horas após ele ter assassinado Luiz dentro da fábrica da unidade prisional, no setor de dobra da empresa BBC Têxtil, onde ambos trabalhavam.

Achado morto com manta amarrada na grade

Segundo o relatório dos policiais penais, ao qual o Jornal Razão obteve acesso com exclusividade, Paulo foi encontrado por outros internos por volta das 5h45 da manhã, no momento da entrega do café da manhã aos detentos da triagem.

Ao abrirem a portinhola da cela 10, os presos notaram que o colega estava suspenso por uma corda artesanal feita com a própria coberta, presa à grade da janela. O corpo estava pendurado, com a língua projetada para fora, característica compatível com morte por enforcamento.

Os policiais penais foram imediatamente acionados e confirmaram o óbito. Em seguida, chamaram o Samu, a Polícia Científica e a Polícia Civil, que compareceram ao local para os procedimentos legais.

Quem era Paulo Sérgio Mariano

Paulo estava preso após ser condenado a 60 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato brutal de três homens na zona rural de Bom Jesus, no Oeste de Santa Catarina. O crime aconteceu na madrugada de 28 de abril de 2023, na comunidade de Linha Bento, onde Paulo e as vítimas teriam ingerido bebida alcoólica juntos.

Conforme o processo judicial, ele atacou os amigos quando caminhavam embriagados por uma estrada. Foram 17 facadas em Leoveraldo dos Santos, 11 facadas em Leonardo de Amaral e oito facadas em Mateus da Silva. A motivação teria sido um desentendimento banal.

Durante o julgamento, o Ministério Público sustentou que os crimes foram cometidos com motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa das vítimas. Os jurados acataram a tese e Paulo foi sentenciado em setembro de 2024. Ele também deveria pagar R$ 20 mil de indenização à família de cada vítima.

A morte do torturador de Lyan

Na última quinta-feira (29), Paulo Sérgio voltou a ser manchete após assassinar com uma tesoura o também interno Luiz Fernandes de Oliveira, de 43 anos, tio do menino Lyan de Oliveira, morto aos dois anos de idade após sessões de espancamento e tortura praticadas por Luiz e sua companheira Tânia Correia Claras, em Ponte Serrada (SC).

Luiz estava preso por crimes de tortura contra cinco crianças, incluindo Lyan, e por homicídio qualificado. O casal agredia os menores com fio de TV, canos de PVC, sandálias e cintos, além de privá-los de comida e obrigá-los a realizar trabalhos forçados. O menino Lyan, segundo o Ministério Público, morreu após ser espancado pela tia com chutes, tapas e socos, causando politraumatismo.

Dentro da penitenciária, Paulo teria se desentendido com Luiz após este lhe oferecer comida que lhe causou mal-estar. Nos dias seguintes, Luiz teria zombado da situação, provocando o colega com piadas recorrentes. Incomodado com as chacotas, Paulo pegou uma tesoura e o esfaqueou dentro do setor de trabalho, sendo logo em seguida levado ao isolamento.

Dois homens com histórico de violência extrema — um por triplo homicídio e outro por tortura infantil — agora aparecem mortos dentro da cadeia. O caso será investigado pela Polícia Civil de Chapecó.

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça