Três cidades de Santa Catarina foram alvo da Operação Strappo, deflagrada nesta sexta-feira (23) pela Polícia Federal para desarticular uma organização criminosa envolvida na remessa internacional de cocaína.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Palhoça, Tubarão e Biguaçu. Além disso, a ação resultou em cinco prisões temporárias e três preventivas.
As investigações partiram de duas prisões em flagrante realizadas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), no dia 27 de abril de 2024, quando suspeitos tentavam embarcar com drogas em um voo para Lisboa, Portugal.
Com o avanço das apurações, a Polícia Federal identificou que a organização atuava com estrutura definida, incluindo a cooptação de “mulas”, divisão de tarefas e apoio logístico para envio da droga. O grupo também teve participação em casos anteriores de apreensões no Aeroporto Internacional de Florianópolis, onde outras tentativas de envio de entorpecentes para o exterior foram interceptadas.
Segundo a PF, a atuação da quadrilha ia além das fronteiras nacionais, com uma ramificação logística na Europa responsável pela distribuição da cocaína em diversos países.
As diligências seguem com análise do material apreendido nas cidades catarinenses, e o objetivo é identificar outros integrantes da rede criminosa.
Um atendimento à imprensa está previsto para as 11h desta sexta-feira na sede da Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina, localizada na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, em Florianópolis.

