Os voos turísticos de balão voltaram a ser realizados na manhã desta quarta-feira (2) em Praia Grande, no Extremo-Sul de Santa Catarina, menos de duas semanas após o acidente que deixou oito mortos e 13 feridos. A retomada ocorre 11 dias após a tragédia que paralisou a atividade no município, considerado um dos principais polos de balonismo do país.
A previsão inicial era de que os passeios retornassem na terça-feira (1º), mas a reabertura acabou sendo adiada por conta das condições climáticas, segundo informou a Associação de Voo de Instrução em Balão de Ar Quente (AVIBAQ).
De acordo com o presidente da Associação de Pilotos de Balão, Murilo Gonçalves, os pilotos e empresários locais aguardavam com expectativa o retorno das atividades. “Todos estavam muito ansiosos por esse retorno. Acreditamos que será um marco importante, principalmente pelos protocolos técnicos que elaboramos, buscando padronização e mais tranquilidade na operação”, disse.
Murilo também reconheceu que o acidente provocou um número significativo de cancelamentos. Ainda assim, ele reforçou que os passeios seguem sendo uma atividade segura e que a confiança deverá ser restabelecida com o tempo. “Sabemos o impacto que a tragédia causou, mas acreditamos na segurança da nossa atividade e na retomada da normalidade”, afirmou.
Continua após a publicidade
A tragédia aconteceu no dia 22 de junho e é considerada o maior acidente com balões de ar quente já registrado no Brasil. O impacto do caso levou à suspensão temporária de todos os voos na cidade, com a revisão completa dos procedimentos de segurança por parte dos operadores.
Continua após a publicidade
Fonte: SCC10
Imagem: SCC10