A Polícia Civil de Santa Catarina, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS), localizou dezenas de pássaros mantidos em condições inadequadas em uma residência no bairro Glória, em Blumenau. O caso veio à tona após dois cães da raça pit bull fugirem da casa e invadirem a residência vizinha, onde atacaram e mataram um cachorro da raça poodle e feriram um casal de idosos.
A ocorrência mobilizou a Delegacia de Proteção Animal (DPA/DIC) e a SEMMAS, que foram ao local para averiguar a situação. Durante a vistoria, os agentes encontraram gaiolas com pássaros nativos sem anilha, além de armadilhas usadas para a captura ilegal dessas aves. Os animais estavam em condições precárias.
Diante da situação, os pássaros foram apreendidos e encaminhados ao Hospital Veterinário da UNISOCIESC para receberem os devidos cuidados. Além do termo circunstanciado lavrado pelo ataque dos cães, outro foi registrado devido à constatação de maus-tratos.
A Polícia Civil reforçou a importância da responsabilidade dos tutores sobre seus animais e destacou a necessidade de denúncias por parte da população para combater crimes ambientais e garantir a proteção dos animais.







