Um policial penal foi preso em flagrante na sexta-feira (7) na Colônia Penal Agrícola de Palhoça, na Grande Florianópolis, por envolvimento no tráfico de ilícitos dentro da unidade prisional.
A ocorrência foi registrada durante a Operação Navalha, conduzida pelo Setor de Inteligência da Polícia Penal, em conjunto com a Diretoria de Inteligência e Informação, o Núcleo de Inteligência da COGRI e a Corregedoria da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI).
A investigação teve início no final de 2024, com o objetivo de monitorar a conduta do agente, que já era suspeito de facilitar a entrada de produtos proibidos na unidade. O policial foi abordado no momento da entrega regular de produtos de higiene aos detentos, ocasião em que os materiais ilícitos foram encontrados.
Entre os itens apreendidos estavam 900 gramas de substância análoga à maconha, 11 gramas de substância análoga à cocaína, 20 pacotes de cigarros, celulares, fontes de carregadores, cabos USB-C, 32 pacotes de papel de seda, 10 chips de celular e uma balança de precisão.
O policial penal foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais. Além da prisão, um Processo Administrativo Disciplinar foi aberto pela Corregedoria Geral da SEJURI, que afirmou, em nota oficial, que ações como essa continuarão sendo realizadas para coibir desvios de conduta e garantir a ética e a segurança no Sistema Penal Catarinense.