Prédio é evacuado após rachadura em Florianópolis

Um prédio de 12 andares na Travessa Abílio de Oliveira, localizado na Beira-mar de Florianópolis, sofreu um colapso parcial na tarde desta segunda-feira (15), levando à rápida evacuação dos moradores. De acordo com a Defesa Civil da Capital, o incidente foi causado pelo rompimento de uma viga da estrutura do edifício.

O prédio, que tem 42 anos, estava passando por reformas e reparos no momento do incidente. A equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) e a Defesa Civil foram prontamente acionadas para atender a ocorrência. Por volta das 18h36, o engenheiro responsável pela obra já estava no local colaborando com a avaliação da situação.

Conforme relato dos bombeiros, um processo de escoramento está sendo preparado para garantir a estabilidade do edifício e prevenir um possível desabamento total. Luiz Eduardo Machado, superintendente da Defesa Civil de Florianópolis, explicou que o problema ocorreu devido ao rompimento de uma viga e um pilar lateral, um fenômeno conhecido como cisalhamento, que envolve distorção ou deformação estrutural.

Moradores do edifício Morada do Norte relataram ter sentido um tremor no momento do colapso, que ocorreu por volta das 16h. Após o incidente, foram instruídos a deixar o prédio imediatamente. Enquanto alguns aguardavam na calçada por notícias, a Defesa Civil confirmou que o perímetro do prédio não apresentava riscos adicionais, não sendo necessária a evacuação de edifícios próximos.

A Defesa Civil, em nota, informou que está discutindo um plano de ação em conjunto com a empresa contratada pelo condomínio para realizar uma estabilização emergencial da estrutura.

Related posts

Ossada humana é achada em casa de empresário em SC

Pais acionam a polícia após filho de 17 anos danificar residência e fazer ameaças

Santa Catarina aprova distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis na rede pública