Após a tragédia na instituição privada CEI Cantinho Bom Pastor, a Prefeitura de Blumenau anunciou nesta quinta-feira, 6, novas medidas para reforçar a segurança nas escolas municipais, estaduais e privadas da cidade.
O prefeito Mário Hildebrandt confirmou a contratação de seguranças armados para as unidades municipais, oferecida pelo governador Jorginho Mello.
Caso o governo estadual não consiga firmar a parceria, a prefeitura afirmou estar a postos para contratar profissionais privados.
Além disso, o cercamento e muramento das escolas será revisto, assim como o controle de acesso às escolas municipais.
A instalação de câmeras de segurança, que já havia sido anunciada pela manhã, será intensificada, com a instalação de 125 câmeras em todas as escolas e CEIs de Blumenau.
Os profissionais psicólogos nas instituições de ensino também terão seus números ampliados, e um plano de contingência será produzido pelos órgãos de segurança pública e prefeitura.
O plano de contingenciamento para treinar os profissionais de educação em como se comportar em atendados também foi reforçado, em parceria com a Defesa Civil da cidade.
As escolas particulares de Blumenau também terão a opção de contratar monitoramento por câmera e integrá-las ao sistema municipal, que será acompanhado por agentes e pela Polícia Militar.
A prefeitura promoveu uma reunião online com os todos os profissionais da educação de Blumenau para orientar como proceder nas escolas e creches nos próximos dias.
As aulas nas escolas municipais foram canceladas nesta quarta e quinta-feira, dia 5 e 6, em decorrência da tragédia. A Prefeitura decretou luto oficial de 30 dias.