Uma operação da Polícia Civil, realizada nesta quinta-feira (22), resultou na prisão de dois homens em Tijucas e São João Batista, no Vale do Rio Tijucas. A ação faz parte de uma investigação que ocorre no Distrito Federal e apura crimes praticados na internet contra pelo menos seis vítimas.
De acordo com informações repassadas pelas autoridades, os suspeitos criavam perfis falsos em redes sociais para se aproximar das vítimas. Após conquistarem a confiança, eles convenciam os alvos a compartilhar imagens e vídeos íntimos. Na sequência, começavam as extorsões, exigindo dinheiro para não divulgar o material.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais encontraram celulares, computadores, dinheiro em espécie, além de um carro de luxo e uma motocicleta, que, segundo a investigação, eram usados na prática dos crimes.
Uma testemunha que acompanhou parte da operação relatou ao Jornal Razão que os suspeitos se passavam por pessoas diferentes na internet para aplicar os golpes. Conforme o relato, parte do dinheiro obtido era transferido para contas de familiares e pessoas próximas dos investigados.

Ainda segundo essa testemunha, os envolvidos utilizavam plataformas online para escolher suas vítimas, priorizando pessoas mais vulneráveis emocionalmente.
A Polícia Civil do Distrito Federal, que coordena a investigação, esteve em Santa Catarina para conduzir os presos até Brasília, onde o caso segue em andamento.
A investigação continua para identificar outros possíveis envolvidos e vítimas.