Dois homens foram presos em flagrante na tarde desta terça-feira (8), em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, transportando 86 quilos de skunk. O entorpecente estava escondido em uma caminhonete com placas de Porto Alegre (RS), abordada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101.
Segundo a PRF, os agentes deram ordem de parada ao veículo, que trafegava no sentido Sul. O motorista parou no acostamento e, ao desembarcar com o passageiro, ambos confessaram espontaneamente que estavam transportando drogas.
Durante a inspeção, os policiais relataram que sentiram de imediato o odor característico da maconha vindo da caçamba do veículo. A suspeita foi confirmada com a localização de 86 quilos de skunk, uma variedade da droga com odor mais intenso e alta concentração de THC, o princípio ativo do entorpecente.
Os ocupantes do veículo disseram que a carga tinha como destino a região de Itajaí, no Litoral Norte catarinense.
Com a dupla, os policiais também apreenderam um aparelho celular que será analisado durante a investigação. O veículo, a droga e os demais itens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Laguna (SC).
Os dois presos vão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Conforme a Lei nº 11.343/2006, a pena prevista para tráfico varia de 5 a 15 anos de reclusão, com multa. Já a associação para o tráfico prevê pena de 3 a 10 anos de prisão, também com multa.
A origem do skunk apreendido, segundo a PRF, seria estrangeira, mas ainda não foi divulgada a rota exata utilizada pelos criminosos.