Uma ocorrência que começou como uma simples abordagem de rotina quase terminou em confusão generalizada na comunidade da Panaia, no bairro Carianos, em Florianópolis, na noite desta quinta-feira (23).
De acordo com a Polícia Militar, os agentes realizavam rondas em um ponto já conhecido pelo intenso tráfico de drogas quando avistaram um velho conhecido das guarnições, G. A. L, que cumpre medida judicial com tornozeleira eletrônica.
Segundo os policiais, G. foi flagrado mexendo em um esconderijo de drogas, onde estavam oito torrões de maconha e R$ 40, supostamente provenientes da venda de entorpecentes.
População tentou impedir o trabalho da PM
Ao perceber que seria preso, o suspeito reagiu com socos e empurrões, tentando fugir. Ele correu para dentro de um bar, e, imediatamente, cerca de 30 pessoas se aglomeraram no local, cercando os policiais.
Os agentes relataram que foram hostilizados com xingamentos e empurrões. A ação do grupo tinha um único objetivo: tentar impedir a prisão de G..
Diante da situação, os policiais precisaram acionar reforços pelo rádio. Rapidamente, viaturas ‘de área’ e do Tático se deslocaram ao local.
Mesmo diante de toda resistência, os policiais conseguiram conter a situação e realizar a prisão do suspeito, que foi levado à Central de Polícia.
Suspeito foi solto pela delegada
Apesar de todo o esforço das guarnições, G. — que, vale lembrar, já estava sendo investigado pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) e pela DECODE da Polícia Civil — foi liberado pouco tempo depois.
De acordo com informações dos próprios policiais, a delegada responsável entendeu que a quantidade de droga apreendida era pequena e não justificava lavrar o flagrante.
Os agentes relataram ainda que, mesmo explicando que o homem estava monitorado por tornozeleira eletrônica e era alvo de investigações, a delegada afirmou que ele seria solto de qualquer forma, já que, segundo ela, “o juiz soltaria no dia seguinte”.
Policiais seguem firmes, apesar dos desafios
Fica evidente que, apesar dos desafios, das dificuldades e até da resistência enfrentada, os policiais militares seguem cumprindo seu papel, mesmo quando o sistema, por vezes, não colabora.
A atuação rápida, profissional e incansável da PM evitou que mais drogas circulassem na comunidade e demonstrou, mais uma vez, o compromisso dos agentes com a segurança da população.