A cidade de Itapema foi um dos focos de uma operação da Polícia Federal que desarticulou uma quadrilha de tráfico de drogas nesta terça-feira (10). O grupo utilizava quartos de hotéis e imóveis alugados para armazenar entorpecentes que eram distribuídos para diferentes regiões do Brasil. Durante a ação, um suspeito foi preso, e diversas substâncias, incluindo ecstasy, foram apreendidas.
Batizada de “Suíte 33”, a operação envolveu a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) do Distrito Federal e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, além de um de prisão preventiva. As ações ocorreram simultaneamente em Itapema (SC), Brasília (DF), Pirenópolis (GO) e Porto Seguro (BA).
De acordo com os investigadores, a quadrilha recebia drogas sintéticas da Europa enviadas pelos Correios. Após a chegada ao país, os entorpecentes eram escondidos em embalagens de salgadinhos e chocolates, dificultando a identificação pelos agentes. Os hotéis e imóveis alugados eram usados como depósitos temporários antes da distribuição.
Estima-se que a quadrilha tenha movimentado pelo menos 6,5 kg de ecstasy, além de outras substâncias adquiridas no mercado interno por meio de facções criminosas. A avaliação financeira da droga apreendida ainda está em andamento.
A Polícia Federal segue investigando a abrangência do esquema e outros possíveis envolvidos na operação.