A tensão no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, em Itajaí, terminou por volta das 21h15 desta sexta-feira (14), com a liberação de um funcionário terceirizado que foi mantido refém desde o início da crise.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), o agente de controle rendido foi retirado da cela após negociações e a atuação das forças policiais. Ele não sofreu ferimentos e recebeu atendimento médico e psicológico.
A Sejuri confirmou a instauração de um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. “Foi um fato isolado em uma das galerias dentro da unidade. Durante todo o tempo, houve um controle por parte do BOPE. A negociação foi conduzida de forma responsável e obtivemos êxito na solução da crise”, declarou a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva.
Segundo a Sejuri, cinco internos participaram da ação. Eles teriam se aproveitado de uma oportunidade para reivindicar demandas relacionadas às condições da unidade prisional, incluindo alimentação e saúde. No entanto, as alegações ainda serão analisadas pelo procedimento investigativo instaurado.
A Secretaria destacou que a situação de isolamento dentro do presídio não é exclusiva da unidade e afeta outras regiões. “Com certeza, a Secretaria de Justiça e Integração Social vai avaliar o que foi alegado pelos internos e abrir um procedimento para investigar toda essa situação”, acrescentou a secretária.
As autoridades reforçaram que a segurança foi mantida durante toda a ocorrência e que medidas serão adotadas para evitar novos incidentes dentro da penitenciária.