Rio do Sul aumenta cotas de inundações após nova previsão de chuvas intensas

A previsão sugere um acúmulo de chuva que pode variar entre 80 a 150 milímetros, levando a um aumento nas cotas de inundação e atenção para 12 e 13 metros, respectivamente

Rio do Sul aumenta cotas de inundações após nova previsão de chuvas intensas

Imagem ilustrativa/ reprodução

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A Defesa Civil de Rio do Sul está monitorando modelos climáticos que indicam a chegada de chuvas intensas na região a partir de quarta-feira (22). A previsão sugere um acúmulo de chuva que pode variar entre 80 a 150 milímetros, levando a um aumento nas cotas de inundação e atenção para 12 e 13 metros, respectivamente. Esta medida preventiva ocorre em resposta à análise dos modelos climáticos e visa garantir a segurança dos moradores da área.

Atualmente, as barragens de Ituporanga e Taió, cruciais para a regulação do nível do rio, estão operando com capacidade máxima. A situação exige um acompanhamento rigoroso, considerando a expectativa de que o nível do rio diminua gradualmente até quarta-feira, antes da previsão das chuvas.

O prefeito José Thomé expressou preocupação com a possibilidade de nova elevação do nível do rio na cidade. Ao mesmo tempo, orientou a população, especialmente aqueles que estão no processo de limpeza de suas casas ou empresas, a continuar seus esforços, mas com cautela. Ele aconselhou contra o retorno de equipamentos ou móveis às áreas potencialmente afetadas, considerando o cenário incerto.

“A situação requer atenção contínua e prudência”, afirmou Thomé. “Estamos ajustando as cotas de inundação e atenção como uma medida de precaução, diante de um volume significativo de chuva previsto para esta semana”. Ele reiterou a importância de os residentes se manterem informados e preparados para possíveis mudanças nas recomendações da Defesa Civil, conforme a situação evolui.