Desde a madrugada de sábado (18) São João Batista sofre com chuvas intensas que provocaram a terceira grande enchente em menos de dois anos. O rio Tijucas ultrapassou os 6 metros, chegando a uma marca de 6,86 metros, conforme informado pela prefeitura.
A situação obrigou a evacuação de 56 moradores, dos quais 16 foram para abrigos temporários e 40 encontraram refúgio nas casas de familiares.
A Defesa Civil do município registrou 61 chamados relacionados ao incidente até a tarde de domingo, 19 de maio. Além disso, 14 ruas ficaram completamente submersas devido ao aumento do nível das águas.
Em dezembro de 2022, a cidade já tinha vivenciado uma enchente recorde quando o nível do rio atingiu 9,18 metros e, em novembro seguinte, o rio chegou a 8,04 metros, marcando a segunda maior enchente.
A Defesa Civil da cidade segue atualizando o nível do rio constantemente através das redes sociais. Na última publicação, a entidade divulgou que, após atingir o pico de 6,86 m, a tendência é de baixa.
Nos últimos dois dias, algumas áreas de Santa Catarina receberam volumes de chuva superiores aos esperados para o mês inteiro, com acumulados que ultrapassaram 200 milímetros. Outras cidades também foram afetadas, totalizando 274 pessoas desalojadas e 614 desabrigadas em todo o estado, segundo o último boletim da Defesa Civil estadual.
Entre as cidades mais afetadas estão Vidal Ramos, Rio do Sul e Lontras.